O prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), foi ao encontro na tarde desta terça-feira (22) com o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Nas eleições municipais de 2024, os dois estavam em grupos opostos, já que Rafael Fonteles apoiava o candidato do seu partido Fábio Novo (PT) que foi derrotado pelo candidato Sílvio Mendes, ainda no primeiro turno. Apesar das diferenças políticas, os dois gestores disseram que passada a eleição é hora de se unirem administrativamente para tratar de assuntos de interesse da população de Teresina que enfrenta alguns problemas.
Em sua fala após a reunião, o governador Rafael Fonteles reforçou o compromisso de ajudar na nova gestão de Sílvio Mendes. “Parabenizo o prefeito, já havia ligado para ele antes da minha viagem (à China), combinamos que após a minha viagem gostaria de recebê-lo aqui (palácio de KanarK) para nos colocarmos a disposição para as parcerias administrativas necessárias para o povo de Teresina. Há áreas que temos que fazer uma colaboração intensa, até pela própria sistemática do Sistema Único de Saúde (SUS). O Prefeito Sílvio tem muita experiência nesta área, foi gestor por muitos anos da Fundação Municipal de Saúde de Teresina e junto com o secretário Antônio Luiz, além do time que ele vai formar, será possível atuarmos juntos para melhorar o sistema de saúde aqui em Teresina, a partir desta experiência conjunta e nas outras áreas também. Então o objetivo é deixar as portas abertas para parcerias importantes para a população de Teresina”, ressaltou Rafael Fonteles.
Já o prefeito eleito, Sílvio Mendes, agradeceu pela parceria e demonstrou que não haverá oposição quando o assunto foi interesse de Teresina. “A população nos escolheu para cuidar da cidade a partir de janeiro e esse é o caminho certo, o que a cidade espera. As disputas políticas se encerraram e agora é cuidar, trabalhar e fazer o que for positivo”, disse Sílvio.
Quando questionado se havia possibilidade do PT somar de alguma forma dentro do sua gestão, o prefeito eleito disse que há várias formas de se fazer uma gestão. “O governador é do PT, ele acabou de falar da sua boa vontade de trabalhar e fazer por Teresina o que ela merece, a história é questão menor, o importante é o resultado do que você faz”, afirmou.
Sílvio Mendes ainda falou sobre a transição da atual gestão do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, para a sua, que iniciará a partir de janeiro de 2025. “Transição eu devo ter uma reunião amanhã (quarta-feira), eles têm autônoma nas áreas a, b, c, e naturalmente a gente vai tomando as providências”, declarou.
Atualmente, há uma equipe de transição formado por membros da gestão de Sílvio Mendes e do atual Prefeito Doutor Pessoa, onde são repassadas informações sobre a atual situação financeira e administrativa da capital.