Chuva com forte ventania derruba árvores e pessoas ficam presas em consultório em Teresina

Uma forte chuva que caiu em Teresina (PI) no fim da tarde desta sexta-feira (24) causou grandes transtornos na capital, a forte ventania derrubou árvores e deixou ruas alagadas. Segundo a climatologista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Sara Cardoso, os ventos chegaram atingir de 40 a 60 km/h.

A forte ventania derrubou árvores na zona Leste, na avenida Presidente Kenedy, e na praça do bairro Morada do Sol. Já na zona Sudeste, pelo menos três árvores de maior porte caíram na região do Grande Dirceu. Na avenida Joaquim Nelson, uma grande árvore do canteiro central da via caiu e atingiu a fachada de uma loja derrubando a estrutura.

Parte dessa estrutura ficou sobre a porta de acesso de um consultório dentário, impedindo que clientes e funcionários saíssem do local. Já por volta das 19h15, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do município conseguiram retirar parte do tronco que estava emperrando a porta, permitindo que os funcionários e os clientes saíssem de dentro. Na saída da clínica, uma dentista disse: “estamos todos bem. Foi um susto, na hora do barulho fomos todos para o refeitório nos fundos. Agora só quero ir pra casa”, disse.

Ainda na zona Sudeste, mais duas árvores caíram sobre veículos, um deles eram um ônibus do transporte público municipal e um veículo da secretaria do município de Porto Alegre do Piauí. Felizmente, nenhum dos ocupantes do veículo da secretaria ficou ferido, nem mesmo os ocupantes do ônibus, tendo todos conseguido sair em segurança.

Já na zona Leste, árvores do canteiro central da avenida Presidente Kenedy caíram sobre carros e assustou os motoristas. Ainda na presidente Kenedy, trechos da avenida e de ruas perpendiculares ficaram alagadas fazendo com que alguns motoristas ficassem ilhados em seus veículos.

Na zona Rural Leste de Teresina, região do árvores verdes os moradores chegaram a registrar chuva de granizo.

 

MAIS DE 20 MIL SEM ENERGIA

Cerca de  20 mil consumidores estão sem o fornecimento de energia elétrica em Teresina (PI). Segundo a Equatorial Piauí, concessionária de energia, a chuvas que atingiram a capital nos últimos dias tem causado transtornos como queda de árvores, postes e de fiação em vários pontos.

Nota da Equatorial Piauí

A Equatorial Piauí informa que a chuva que atingiu Teresina na tarde desta sexta-feira (24), acompanhada de fortes ventos, provocou diversos danos no sistema elétrico da capital. Foram identificadas diversas árvores caídas sobre as estruturas de distribuição de energia, derrubando postes e partindo cabos. Por conta da complexidade, são necessárias equipes especializadas para reconstrução da rede danificada e posterior restabelecimento da energia aos clientes impactados, o que aumenta o tempo de atendimento dessas ocorrências.

A distribuidora informa ainda que os eventos climáticos de hoje provocaram um aumento do volume das ocorrências acompanhadas diretamente por seu Centro de Operações Integradas (COI). Manobras automáticas também estão sendo realizadas para restabelecer o fornecimento de energia em grandes blocos de carga e clientes que prestam serviços essenciais como àqueles que prestam serviços de saúde.

A concessionária reforça que aumentou em 200% o volume de equipes em campo para atendimento das ocorrências desde o início das chuvas, para restabelecimento do fornecimento de energia no menor espaço de tempo possível. Os trabalhos continuam até que 100% dos clientes impactados tenham o serviço normalizado.

Em caso de cabo partido e quando árvores caírem sobre a rede elétrica, a Equatorial Piauí orienta seus clientes a não se aproximarem, isolar a área e entrar em contato com a empresa.

Os clientes podem entrar em contato com a distribuidora por meio do telefone 0800 086 0800, pela assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, no site equatorialenergia.com.br e aplicativo Equatorial Energia.

 

MAIS CHUVAS

De acordo com a Sara Cardoso, climatologista da Semarh, um sistema com nuvens chamadas de “topo alto” provocou a chuvarada com fortes ventos. Essas nuvens são bem frias com temperaturas negativas de -80º C.

Conforme a imagem acima, a climatologista explicou que esse tipo de chuva sempre traz fortes ventos e com a possibilidade de granizo. “Eu sempre enfatizo que essas nuvens cor-de-rosas de topo alto é que fazem confusão. Elas que alteram a velocidade do vento, elas que alteram a forma como a chuva vai cair, se ela vai cair mais expressiva, se ela vai cair, geralmente, cair em pouco tempo, não é. Isso é o que faz o transtorno todo que a gente já está habituado a viver aqui na área urbana de Terezina” ressaltou.

Ainda segundo a climatologista, essa primeira chuva foi apenas a entrada do sistema e deverá chover novamente durante a noite e madrugada. “Então toda vez que a gente vê essa imagem, tem uma escala de cor bem no final da imagem, toda vez que verem que ela está muito na escala de rosa, tem uma nuvem que tem potencial para tudo que tem nos alertas; como raios, trovoadas, pancada de chuva, queda de granizo, (…). Mas, agora que entrou o sistema, esse primeiro vento foi do sistema entrando e a instabilidade avançando em direção ao nosso território, porque estava aquecido, e aí toda vez que entra uma unidade no território aquecida, é como jogar água numa chapa quente”, explicou Sara.

Destaque1, Geral, Geral, Municípios, Teresina Tags:, , , , , , ,