⁠Prefeitos parabenizam Pactos pelo Piauí pela integração entre os governos

Os prefeitos piauiense piauienses presentes na abertura da segunda fase do Pactos pelo Piauí, nessa segunda-feira (24), em Teresina, parabenizaram o governador Rafael Fonteles pela inciativa de realizar um evento que faça a integração entre as gestões municipal, estadual e federal. Os prefeitos destacaram os setores da educação, saúde e infraestrutura como sendo prioritários para a melhoria de vida da população piauiense.

O Pactos pelo Piauí visa a integração e cooperação interfederativa, possibilitando aos municípios acessarem programas e serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, nas áreas da saúde, educação, segurança e trânsito, gestão e tecnologia, primeira infância, meio ambiente, saneamento e defesa civil.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, ressaltou que o Pactos pelo Piauí contribui para o desenvolvimento dos municípios. “É um momento em que o Governo Federal, o Governo Estadual e os municípios se unem em prol do desenvolvimento nas áreas da educação, saúde, saneamento, segurança pública, entre outras”, destacou.

Bezerra também afirmou que a APPM, parceira do Pactos, “apoia a iniciativa dos governos para fortalecer a autonomia dos municípios e de tudo que vier para melhorar o municipalismo e a vida de cada cidadão”, ressaltou o gestor.

O prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, elogiou a iniciativa e destacou as áreas que mais necessitam de investimentos no Território Vale do Rio Guaribas. “Este evento é fundamental para a prosperidade de todos os municípios. Buscamos melhorias nas áreas dA infraestrutura, educação e saúde”, comentou.

A prefeita de Santa Cruz do Piauí, Laís Barroso, demonstrou otimismo com a segunda fase do Pactos pelo Piauí. “Sei que, com esse programa, teremos mais apoio para a saúde, educação e infraestrutura”, disse.

Gilberto Júnior, prefeito de Uruçuí, elogiou a integração de diversas ações por meio do Pactos. “É um encontro que estabelece um governo transversal, onde conseguimos associar educação, saúde, assistência social e segurança pública em um só ciclo. Isso é muito importante para os municípios, pois cria um elo entre município e estado”, afirmou.

Ele reforçou ainda que o Pactos pelo Piauí é essencial para agilizar a chegada de investimentos a municípios mais distantes da capital, como Uruçuí, que fica a 440 km ao sul de Teresina. “O Pactos estimula a chegada de investimentos, considerando que nossa distância até a capital é muito grande”, concluiu.

Política Tags:, , ,