Estados afetados Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que, “a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (NOS) uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Já em um segundo comunicado, já após às 10h, o MME confirmou que apenas nos estados do Nordeste e Norte ainda não havia sido reestabelecido o fornecimento de energia. “A atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente”.
FALTA DE ENERGIA NO PIAUÍ
No estado, vários órgãos emitiram notas informando sobre a situação:
EQUATORIAL PIAUÍ
ÁGUAS DE TERESINA
OTA FMS DE TERESINA
A Fundação Municipal de Saúde informa que, em virtude do apagão de energia que acometeu diversos estados do Brasil, durante a tarde de hoje (15) só estarão em funcionamento os serviços de urgência e emergência. Portanto, os serviços ambulatoriais, como as UBS, CAPS, consultas agendadas e serviços administrativos, estarão fechados e retomam o serviço na quinta-feira (17).
NOTA TRÂNSITO TERESINA
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) informa que por conta do apagão na energia elétrica que ocorreu nesta terça-feira (15), pela manhã, em grande parte do Brasil e a cidade de Teresina também foi afetada com a falta de energia elétrica, em consequência os semáforos nos cruzamentos das ruas e avenidas estão sem funcionar.
Diante do ocorrido, a STRANS enviou todas as equipes do operacional de agentes de trânsito imediatamente para os principais cruzamentos, com maior fluxo de veículos, para assim controlar o tráfego de veículos e garantir a segurança viária dos condutores, ciclistas e pedestres.
Orientamos a população e aos condutores que se possível evitem trafegar neste momento de falta de energia na cidade, para evitar maiores problemas no trânsito.
Os agentes de trânsito da STRANS estão nos pontos:
Avenida Miguel Rosa x Avenida Frei Serafim
Avenida Miguel Rosa x Avenida Joaquim Ribeiro
Avenida Maranhão x Avenida José Santos e Silva
Avenida Miguel Rosa x Avenida Valter Alencar
Avenida Kennedy x Avenida Dom Severino
Avenida Frei Serafim x Avenida Coelho de Resende
Avenida Frei Serafim x Avenida Pires de Castro