Com obras de esgotamento sanitário ocorrendo em vários pontos da cidade, a Águas de Teresina orienta os moradores para que fiquem atentos ao momento de fazer a conexão de seus imóveis à rede coletora de esgoto, que é na finalização do canteiro. O aviso de disponibilidade de rede é feito por agentes socioambientais, durante visitas porta a porta, com a entrega de material educativo e diálogo com os moradores sobre os benefícios do saneamento básico para a saúde de todos.
As obras visam retirar os esgotos a céu aberto e, até final do próximo ano, beneficiar cerca de 480 mil pessoas com o serviço de coleta e tratamento do esgoto. Em frente de cada um dos imóveis beneficiados com rede de esgoto, a concessionária está implantando na calçada um Terminal de Inspeção de Limpeza (TIL), que é o local onde o proprietário deve fazer a conexão de seu imóvel à rede de coleta. Esse também é o ponto que marca até onde a empresa terá responsabilidade sobre o sistema.
Dentro dos imóveis, os proprietários devem preparar as tubulações do sistema interno de esgoto e, quando a obra finalizar, conectar o fluxo para o TIL. O proprietário terá que contar com o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico para verificar a sua tubulação de esgoto e realizar a conexão com o sistema instalado pela Águas de Teresina, quando receber essa orientação por parte dos agentes socioambientais.
“Em alguns imóveis, serão necessários realizar as adequações internas, como a instalação de equipamentos como caixa de gordura, caixa de passagem e caixa de inspeção. É importante lembrar que, ao conectarem o imóvel à rede, os moradores deverão desativar a fossa séptica. Com esgoto coletado de forma correta, é possível retirar os efluentes a céu aberto e reduzir casos de doenças de veiculação hídrica”, destaca o diretor executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro.
Obras de Esgotamento Sanitário
A Águas de Teresina avança com as obras de esgotamento sanitário para elevar o índice de cobertura de coleta e tratamento do esgoto para 59% da zona urbana da capital. O objetivo é proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para os moradores. Ao todo, serão investidos R$ 300 milhões para a implantação de rede coletora de esgoto, construção de estações elevatórias, interceptor, linha de recalque e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá. Acompanhe o cronograma de obras e atividades na semana de 18/09 a 22/09:
• Real Copagre – Ruas Francisco Sampaio e Dourados
• Poti Velho – Ruas Alameda Domingos Jorge Velho e Desembargador Vaz da Costa.
• Nova Brasília – Ruas Santa Inês, José Santana e Santa Helena e construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) na rua Técnico Joaquim.
• Centro – Rua Clodoalto Freitas.
• Vermelha – Ruas Astrolábio Passos, Manoel da Paz, Vinte Um de Abril, João Cabral, Riachuelo, Firmino Pires, Zeferino Vieira, João Virgílio, Barroso, Pires Rebelo, João Bastos, Henrique Dias, David Caldas, Benjamin Batista, Simplício Mendes e Treze de Maio.
• Macaúba – Ruas Gabriel Ferreira, Sete de Setembro, Vinte Um de Abril, Vinte Quatro de Janeiro, Murilo Rosa e Eurípedes de Aguiar.
• Piçarra – Avenida Higino Cunha, Honório Paiva, São Raimundo e Travessa São Raimundo.
• Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto) – ampliação da Estação Elevatória de Esgoto e serviço estrutural do Tratamento Preliminar.
Visitas socioambientais
• Centro, Vermelha, Macaúba, Piçarra, Nossa Senhora das Graças, Poti Velho, Mocambinho, Real Copagri, Nova Brasília, Alto alegre, São Francisco e Parque Alvorada.
Reuniões com a comunidade
• Vermelha, Macaúba, Real Copagri e Novo Horizonte.