A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na manhã desta quinta-feira(25) a Operação DRACO 89, com o objetivo de cumprir mais de 20 mandados de prisão e busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa nos bairros São Cristóvão, Parque Universitário, Planalto Ininga, Vale do Gavião, Piçarreira, Campestre, Satélite, Madre Teresa, Vila Mocambinho e Vila Santo Afonsona em Teresina, e no Estado São Paulo. Até o início da manhã 15 pessoas á haviam sido presas, sendo uma delas na cidade de São Paulo.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador da Draco, a operação foi desencadeada após a prisão de um homem identificado como Kairon Cristiano de Macedo Pedrosa, ocorrida em março de 2023. “Logo após a prisão dele, iniciamos mais uma investigação e identificamos esses outros membros da facção que estão sendo presos agora”, destacou o delegado.
Sobre a prisão no estado de São Paulo, o delegado revelou que essa pessoa é membro de uma facção e fazia contato constante com os faccionados daqui de Teresina. Segundo a Polícia, a facção no Piauí é uma especie de célula da facção paulista.