Um homem de 20 anos foi preso na tarde desta quinta-feira (22) por suspeita de participação na morte de um turista de 58 anos que foi baleado na cabeça após entrar na Comunidade do Oitão Preto, no Bairro Moura Brasil, em Fortaleza. A vítima estava com mais dois amigos em Fortaleza para participar de um evento automotivo e os três entraram no local dominado por facção criminosa quando seguiam a rota orientada pelo GPS.
O suspeito foi preso no bairro São Gerardo, próximo ao bairro Moura Brasil, onde aconteceu o crime. De acordo com a Polícia Civil, ele já possui passagens por tráfico de drogas, estelionato, receptação e crime contra o estatuto do torcedor. Ele é apontado como um dos autores do homicídio.
Durante as buscas um segundo homem, de 25 anos, foi preso no bairro Álvaro Weyne em posse de pistolas, munições, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. A polícia não informou se ele tem relação com a morte do turista.
O turista morto, Aldete Rogério Saldanha, saiu de Teresina, no Piauí, na quarta-feira (21) na companhia de dois amigos, os empresários Antônio Damilton Rodrigues e João Paulo Henrique de Freitas. Eles vinham à capital cearense participar de uma feira automotiva.
“Nos deparamos numa rua ali onde fomos atacados por diversos indivíduos. Eles começaram a atacar o nosso carro com pedras, correndo atrás. A gente tentou evadir-se do local e nos deparamos com uma barreira feita de madeira que eles fizeram na rua. Como eles já vinham com pedra na mão e jogando pedra no carro, a gente ficou com muito medo e passou por cima da barricada. A partir do momento que a gente passou por cima da barricada, eles já começaram a atirar no nosso carro, disse Antônio Damilton ao g1.
Turistas tentaram avisar que entraram em comunidade por engano
Antônio Damilton contou que, ao perceber que haviam cruzado a barricada e estavam cercados, eles tentaram avisar que tinham entrado na comunidade por engano.
“No momento em que a gente parou o carro lá, eles chegaram atirando, eu saí do carro, levantei as mãos, disse que a gente estava em paz, que tinha entrado na rua por engano, mas mesmo assim eles continuaram atirando. Então foi o momento que a gente resolveu correr, eu e um outro amigo. O nosso amigo que veio a óbito já tinha sido atingido e não conseguiu mais sair do carro”, descreveu Antônio Damilton Rodrigues da Silva em entrevista à TV Verdes Mares.
Conforme o empresário, o carro foi atingido mais de 20 vezes. Um dos disparos atingiu Rogério Saldanha na cabeça, e ele morreu no local. Já Damilton e João Paulo, que conseguiram sair do veículo e correr pelas ruas da comunidade, foram resgatados por policiais militares.
Além de atirar no carro, os criminosos também levaram uma quantia de R$ 8 mil reais que estava no veículo, segundo Antônio Damilton.
Rogério Saldanha era primo de Michel Saldanha, secretário de governo do Piauí. Michel informou que o corpo do empresário já foi liberado e está sendo providenciado o translado para velório na tarde desta quinta (22) em Teresina.
Os organizadores do evento automotivo que Aldete Rogério participaria lamentaram a morte. “Lamentamos profundamente essa perda e nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima, assim como com os demais envolvidos, que enfrentaram momentos de extremo perigo e insegurança.”
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) afirmou que o homem preso nesta quinta-feira por suspeita de participação no assassinato foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi autuado pelo crime de homicídio.
O outro homem detido com pistola e munições também foi encaminhado para a DHPP, onde foi autuado por posse irregular de arma de fogo. A secretaria destacou que as investigações sobre o caso continuam.
Fonte: G1 Ceará