A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), distribuiu durante o carnaval de 2025 o total de 626.250 materiais de prevenção, sendo 423.500 preservativos masculinos, 92.600 preservativos femininos e 110.150 sachês de gel lubrificante.
“Levamos informações e conseguimos também atingir nosso público principal, os jovens de 15 a 39 anos”, explica Alana Niége, coordenadora de IST’s da FMS. Ela afirma ainda que o trabalho da coordenação é realizado o ano inteiro, com maior destaque nos períodos festivos. “Estivemos em 65 bares, 23 blocos e 16 clubes”, diz a coordenadora.
Todo um trabalho de intensificação também é feito antes do carnaval, através do ‘Amar sem Preconceito’, um programa da FMS que existe desde 2013 e tem como objetivo promover a saúde no que se refere às doenças sexualmente transmissíveis.
“O programa tem por objetivo fortalecer o vínculo entre o público-alvo e o sistema da rede de atenção básica de saúde do SUS. E, principalmente, conscientizar as pessoas de que as ISTs podem ser evitadas. E o principal método ainda é o uso da camisinha”, afirma Alana.